Foto: ELISA ELSIE

Agricultores familiares da Rede Xique-Xique ganham certificação orgânica

O Governo do Rio Grande do Norte deu nesta quinta-feira (30) mais um importante passo no apoio à produção da agricultura familiar. Os 17 núcleos de produtores que somam 150 famílias reunidos na rede Rede Xique-Xique agora terão a certificação de produtos orgânicos e receberam um veículo modelo Gol.

Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, ressaltou que ainda é preciso ampliar o circuito das feiras da agricultura familiar em todo o RN, porque é um setor que gera trabalho e renda à população, oferecendo alimentos saudáveis e com muita variedade à população. Ela informou que o Governo vai lançar nos próximos dias o Programa Estadual de Convivência com o Semiárido e continuar com a perfuração e instalação de 635 poços (300 já perfurados) a serem entregues com o sistema de bombeamento de água funcionando.

“Neste 30 de setembro, quando comemoramos a libertação dos escravos em Mossoró que aconteceu cinco anos antes da Lei Áurea, estamos aqui fortalecendo importante setor da economia e também prestigiando a Uern, uma das maiores instituições de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Vamos enviar à Assembleia Legislativa projeto de Lei que assegura a autonomia financeira da universidade. Assim como estamos defendendo e fortalecendo a agricultura familiar, estamos defendendo e fortalecendo a Uern. Fazer isso é defender e fortalecer a cidadania e a democracia”, declarou a governadora.

A Bodega Xique-xique comercializa a produção da agricultura familiar de frutas, hortaliças, castanha caju, ovos caipira, mel de abelhas e de caju, doces, frutas desidratadas, polpa de frutas, queijos, manteiga de garrafa, arroz vermelho, gergelim, pães, biscoitos, cachaça, óleos de côco e de Licuri, própolis, flor de sal. E mantém intercâmbio com associações de outros estados para enviar e receber produtos.

Neneide Lima, presidente da Cooperxique considerou o momento como ímpar. “A presença da governadora em nosso espaço muito nos honra. Lembro quando iniciamos com muitas dificuldades para termos um espaço para comercialização. Hoje, conquistamos com o apoio decisivo do Governo do Estado e estamos ampliando nosso mercado. A conquista da certificação orgânica também é fundamental para nós e para a sociedade, pois assegura produtos limpos, livre de agrotóxicos. Só temos a agradecer a este governo verdadeiramente popular.”

“O que o Governo do RN está fazendo é a realização de coisas sonhadas há muito tempo”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Reforma Agrária (Sedraf), Alexandre Lima e acrescentou: “A certificação participativa é mais um passo. Demos total apoio e isto mostra o compromisso de governo e de vida com a Agricultura Familiar. A Rede Xique-xique é referência nacional e credenciada. O alimento produzido aqui é vida e história. Vender a produção é assegurar renda e autonomia ao produtor, é oferecer alimento limpo, sem agrotóxicos produzidos pelas famílias no campo”. Titular da secretaria de Estado de Gestão de Metas e Relações Institucionais (Segri) e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fenando Mineiro destacou o “trabalho integrado de muitas mãos, parcerias eficientes, sérias e comprometidas que acabam proporcionando momentos como este, de reais conquistas para o nosso povo”.

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Isolda Dantas destacou a importância de fortalecer a agroecologia, o feminismo e a economia solidária. “Aqui tem muitas vidas dedicadas. Essa é grande rede que articula a produção e comercialização orgânica feita pelos que produzem. Agradecemos aos produtores pela força de lutar e ao governo da professora Fátima pelo apoio e comprometimento”. A senadora Zenaide Maia disse que “aqui temos o resultado de pessoas que se deram as mãos e tiveram o apoio do Governo do Estado que tem olhar e ações diferenciadas. Estão todos de parabéns”, disse.

Na nova sede da Bodega Xique-xique em Mossoró, a governadora também foi acompanhada pela secretária de Comunicação, Guia Dantas; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti; da  adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; da Emater, César Oliveira; do presidente Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; do subsecretário da Juventude da Semjidh, Gabriel Medeiros; diretor do Idiarn, Mário Manso e do adjunto da SAPE, Marcelo Junior. Também participaram a coordenadora geral da rede Xique-xique, Nara Rafaele; a coordenadora  da Cecafes e Unicafes, Fátima Torres; a vereadora Marleide Cunha; o diretor técnico do Sebrae, João Hélio; do Centro Feminista 8 de Março, Rejane Cleide; o coordenador da Asa Potiguar, Marcírio Lemos; do Grupo Mulheres em Ação, Francisca Damasceno; da Comissão Pastoral da Terra, Nilton Junior;  representantes da Cooperativa Agricultores Familiares Mossoró e Região, da  Associação de Produtores  Familiares  de Mossoró, de assentamentos da reforma agrária, sindicatos de trabalhadores rurais, secretários municipais de Mossoró, Tibau, Apodi, Felipe Guerra e Baraúnas.

VÍDEO: Governo adia recebimento de propostas de empresas para construção do Costeira Parque

O recebimento e a abertura das propostas para a construção do Costeira Parque, na Via Costeira de Natal, estava previsto para o dia 23 de setembro, mas, devido a um impasse na licitação da obra, o Governo do RN deve definir uma nova data para as empresas interessadas em realizar o empreendimento. O projeto será realizado na área mais conhecida como “os pinheiros da via costeira”.

VEJA VÍDEO ABAIXO:

VÍDEO: ONG arrecada óleo de cozinha e reverte produto em ações sociais em Parnamirim

Uma ONG de Parnamirim está arrecadando óleo de cozinha já utilizado para vender à indústria. O objetivo da Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) é revender o produto e utilizar os valores em ações sociais espalhadas por todo o Rio Grande do Norte. As doações ainda são poucas, por isso, a divulgação da iniciativa é muito importante para a equipe do projeto.     

VEJA VÍDEO ABAIXO:

A ONG está presente em mais de 130 países e no Brasil é organizada em 13 regionais que incluem 15 estados. No Rio Grande do Norte, a ADRA possui 20 projetos desenvolvidos e vem atuando em resposta à gestão de emergência em razão da Pandemia Covid-19.

Moradores de Mossoró vão ganhar escritura de casas da antiga Cohab

O Governo do Estado vai promover a regularização fundiária de 7.196 imóveis, distribuídos em 15 conjuntos habitacionais construídos nas décadas de 1970 e 1980 pela antiga Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (Cohab) em Mossoró. Para isso, foi assinado nesta quarta-feira (29) termo de cooperação técnica com a prefeitura local visando o desenvolvimento de ações conjuntas para regularizar a situação de assentamentos irregulares, garantir o direito à moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

A solenidade foi no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (29) com a presença do prefeito Allyson Bezerra; do presidente da Câmara, Lawrence Amorim; do vice-governador Antenor Roberto; de vereadores e secretários estaduais.

“É com muita alegria que estamos aqui para assinar esse termo de cooperação que vai trazer cidadania, dignidade para nossa população, segurança para os moradores desses conjuntos. Esta medida beneficia cerca de 30 mil pessoas. Ao todo entregaremos até o final do próximo ano, 25 mil escrituras e Mossoró será uma das mais beneficiadas com esse programa”, disse a governadora.

Em Mossoró, serão contemplados conjuntos como Liberdade, Santa Delmira, Redenção, Resistência, Independência e Abolição. Localizado na Zona Norte, o Abolição é o maior empreendimento da antiga Cohab no Rio Grande do Norte financiado pelo Banco Nacional da Habitação (BNH). As 3.516 residências foram construídas entre 1977 e 1983. O levantamento da situação dos imóveis planejados e construídos pela Cohab em cada conjunto, e de unidades em ocupações irregulares, surgidas ao longo do tempo, foi feito pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

“Este ato vai garantir aos beneficiários o efetivo acesso à escrituração pública e o direito de propriedade de milhares de imóveis construídos há mais de 40 anos. Vamos iniciar os trabalhos em outubro com prazo de 180 dias para conclusão, mas ainda neste ano de 2021 deveremos voltar a Mossoró para entregar as primeiras escrituras públicas”, previu o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab/RN), Pablo Thiago Lins. Segundo ele, o processo de regularização trará uma série de benefícios, como a valorização dos imóveis e o fim dos contratos de gaveta.

Nas regiões Oeste e Alto Oeste, 51 municípios serão contemplados com regularização fundiária pelo governo da professora Fátima Bezerra. Amanhã (30) a Cehab fará a entrega de 38 títulos de posse em Upanema. A meta do governo é a emissão de 25 mil neste que é, proporcionalmente, o maior programa de regularização fundiária do Brasil.

Anseio de décadas de milhares de mutuários de programas habitacionais no Rio Grande do Norte, os títulos de posse definitiva dos imóveis se somam a outras iniciativas nessa área. O Pró-Moradia é um deles. O programa de construção de casas populares foi resgatado depois de 12 anos inativo, graças à gestão do Governo do RN, que garantiu R$ 11 milhões de recursos estaduais para a ação que vai beneficiar 46 municípios com 765 moradias.

O termo de cooperação com a Prefeitura de Mossoró foi assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo prefeito Allyson Bezerra Silva e pelo presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins. Também participaram da solenidade, a deputada estadual Isolda Dantas, representando a Assembleia Legislativa, a vereadora Marleide Cunha, os secretários Fernando Mineiro (Segri), Iris Oliveira (Sethas) e Júlia Arruda (Semjidh), além de vereadores da região.

VÍDEO: Instituições federais planejam retorno de aulas presenciais para 2022

Desde o início da pandemia, as universidades federais do Rio Grande do Norte paralisaram as atividades presenciais. Com o avanço da vacinação, o cenário tem mudado e com isso algumas instituições já estão voltando às rotinas presenciais, mas ainda respeitando os protocolos. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por exemplo, já estão articulando o retorno das aulas presenciais para 2022. A expectativa agora é receber os alunos para o primeiro semestre do ano que vem.

VEJA VÍDEO ABAIXO:

Foto: SESAP

RN registra a menor taxa de ocupação de leitos críticos na pandemia

O Rio Grande do Norte registrou, ontem (29), a menor taxa de ocupação de leitos críticos desde o início da pandemia da Covid-19, resultado do conjunto de ações e medidas adotadas pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e adesão da população à campanha estadual de vacinação. Segundo dados da plataforma Regula RN, a taxa de ocupação dos leitos críticos foi de 21,75% e a média móvel no estado marcou 24,41%, a menor média já registrada na série histórica.

A Região Metropolitana também registrou a menor taxa de ocupação dos leitos críticos da série histórica (24,13%). A Região Oeste marcou 18,51%, e a Região do Seridó registrou ocupação de 11,76%.

A maior taxa de ocupação de leitos críticos no RN aconteceu em 31 de maio deste ano, com 99,01%, aponta a série histórica da plataforma Regula. Na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 10h, a taxa de ocupação no RN é de 22,7%; na Região Metropolitana 24,8%; Região Oeste 20,4% e Região Seridó 11,8%.

Atualmente, o RN dispõe de 387 leitos destinados aos pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo 225 leitos críticos e 162 leitos clínicos. E nenhum paciente aguardava por leitos no estado, considerando a quantidade de leitos disponíveis. Ontem, 54,24% dos leitos críticos eram ocupados por pacientes idosos e 45,76% por pacientes não idosos.

De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Sesap, o RN tem 368.500 casos confirmados do coronavírus; 176.172 suspeitos; 734.408 descartados; 259.490 descartados; e, 7.336 óbitos, sendo 01 (um) óbito confirmado nas últimas 24 horas.

Reversão de Leitos

A Sesap já iniciou o processo de reversão de leitos Covid em leitos de UTI geral. Até o momento, aproximadamente 100 leitos de UTI já foram revertidos para atendimentos de pacientes acometidos por diversas doenças.

Detran vai a 26 cidades do interior aplicar exames de direção veicular

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira (30), o cronograma de exame prático monitorado de direção veicular com as datas e municípios do interior de Estado onde haverá aplicação de teste durante o mês de outubro. No total, as equipes de examinadores do Detran vão visitar 26 cidades do interior distribuídas nas várias regiões do RN.

A aplicação dos testes inicia na próxima segunda-feira (04) com os candidatos a obtenção da CNH dos municípios de Parelhas e Acari. Os exames seguem nas cidades de Caicó (05/10); Lagoa Nova e Jaçanã (06/10); Passa e Fica (07/10); Nova Cruz (08/10); Goianinha e São José do Mipibu (13/10); Extremoz (14/10); São Paulo do Potengi (15/10); Guamaré, Macau e Alto dos Rodrigues (18/10); Assú e Angicos (19/10); Jucurutu e Jardim do Seridó (20/10); Currais Novos (21/10); Santa Cruz (22/10); São Miguel (25/10); Pau dos Ferros (26/10); Apodi e Caraúbas (27/10); Umarizal e Patu (28/10); e Alexandria (29/10).

Durante os testes, os examinadores do Detran analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha. Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três

De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante o primeiro semestre deste ano foram realizados no Estado 28.462 testes práticos de direção veicular, correspondendo a uma média mensal de 4.744 avaliações.

Foto: Divulgação

Em audiência com ministro da Saúde, secretário pede apoio ao Rio Grande do Norte

O secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, esteve na manhã desta quarta-feira, 29, em Brasília, onde se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Saúde e ministro da Saúde em exercício, Rodrigo Moreira. Também participaram da audiência o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e a chefe da representação do Rio Grande do Norte em Brasília, Danúbia Costa. 

Na agenda, vários pleitos para a Saúde do Rio Grande do Norte foram apresentados, principalmente em relação à necessidade de financiamento federal de projetos importantes, como a instalação das policlínicas, além dos pleitos mais urgentes, como a retomada das cirurgias eletivas. 

“Foi uma audiência bastante proveitosa, pois apresentamos todas as demandas do SUS no estado, tanto em assuntos que afetam o Estado e os municípios, como a necessidade do financiamento dos leitos de UTI abertos durante a pandemia e que deverão permanecer assistindo à população, visto que hoje não contam com nenhum recurso federal para sua manutenção”, explicou o secretário da Sesap.

Outro ponto abordado foi o pedido de aumento do teto financeiro, de modo a garantir o financiamento da produção hoje realizada pela Sesap e pelos municípios, que enfrentam extrema dificuldade.

“Solicitamos também o pagamento da emenda de bancada relativa ao custeio das ações de enfrentamento à covid-19, ainda não regulamentada, e o apoio à expansão do SAMU para cobrir 100% das regiões do estado, além do apoio à implantação das policlínicas e dos consórcios de saúde”.

Cipriano afirmou que espera em breve poder dar andamento aos projetos de melhoria da saúde pública potiguar. “O secretário executivo ficou de apreciar as demandas e nos responder em curto prazo para que possamos apresentar à população do Rio Grande do Norte. As demandas também serão apresentadas à bancada federal do RN para que possam monitorar e acompanhar a resposta a essa agenda”, concluiu.

Foto: Raiane Miranda

Governadora autoriza novo concurso público para a UERN

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (29) a autorização para a realização do novo concurso público para professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Este é o primeiro ato do Governo do Estado com a nova diretoria da Instituição. 

A governadora Fátima Bezerra, ao lado da nova reitora Cicília Maia e do vice-reitor Francisco Dantas, com toda a equipe administrativa da Universidade, determinou que a instituição juntamente com a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) iniciem as providências para a realização do concurso. “Este é um ato muito sonhado, detalhado e esperado”, frisou Fátima Bezerra. 

Durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (28), que marcou a posse da nova reitoria, Assembleia Universitária e o aniversário de 53 anos da Uern, a governadora sancionou a Lei que extingue a lista tríplice nas eleições da instituição, quando também anunciou o projeto de autonomia financeira da Uern que será enviado para a Assembleia Legislativa. 

Na assinatura de hoje no pátio da universidade, Fátima Bezerra afirmou que a Uern não é uma instituição qualquer. “É muito primorosa para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou ao assinalar que a universidade está presente de forma direta em 17 municípios potiguares, tem sete campi, 11 núcleos, 32 cursos de graduação, cerca de 12 mil alunos, mais de mil estudantes na pós-graduação, dois cursos de residência médica e quatro de doutorado. 

Mais de 50 mil jovens já receberam o grau de nível superior pela Uern. “É o mais belo exemplo de interiorização de ensino superior do Estado e zelar por esta instituição é a maior contribuição que estaremos dando ao RN do ponto de vista da defesa de um projeto de desenvolvimento com inclusão social”, acrescentou a governadora.

Segundo a reitora Cicília Maia, a assinatura da autorização para o concurso é mais uma pauta concreta da agenda da governadora nas instalações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “Governadora, tenha certeza que este é mais um ato histórico”, disse, dirigindo-se à chefe do Executivo estadual e nominando o momento como histórico. 

A nova reitora enfatizou que há toda expectativa da comunidade universitária e da sociedade também sobre esse concurso público com vagas nas diversas áreas de conhecimento e também nos diversos cargos. 

Foto: SMS

Natal tem Dia D de vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS/Natal) vem intensificando a vacinação antirrábica de cães e gatos no município com a antecipação da campanha, após a incidência do vírus rábico em algumas regiões da cidade. No próximo sábado (2), será realizado o Dia D, com vacina disponível em vários pontos da cidade para que os tutores possam levar seus animais para receber o imunizante.

A campanha foi iniciada de forma volante com programação semanal porta a porta, sendo essa semana de 27 de setembro a 01 de outubro voltada para os bairros de Ponta Negra (proximidades do Frasqueirão), Barro Vermelho (proximidades da Régulo Tinoco), Guarapes (conjunto Santa Clara), Pajuçara (conjunto Além Potengi, loteamento Novo Horizonte e conjunto Vila Verde) e no Potengi (conjunto Soledade II nas proximidades da Avenida João Medeiros Filho).

A SMS/Natal vai divulgar ainda essa semana a lista com todos os pontos vacinais do Dia D. A capital conta com uma população de 108.335 animais domésticos aptos a receber o imunizante, sendo 68.892 cães e 39.443 gatos, mas até agora atingiu 18.426 do total dessa população, que representa 23,9%. A meta é vacinar pelo menos 80% da população total desses cães e gatos na cidade no ano de 2021.

“Vale salientar que até o momento o vírus da Raiva somente foi identificado em Quirópteros (morcegos), no total de 11 casos confirmados pelo Laboratório Central (Lacen). Mas é muito importante ter adesão da população nessa vacinação para diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente contribuindo para a proteção e segurança de suas famílias. Tutores que tenham a partir de 5 animais em condomínio residencial também poderão agendar a vacinação domiciliar através dos telefones 3232-8235 e 3232-8237 ou preencher o formulário disponível no site da Prefeitura”, indica Vaneska Gadelha, chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.